domingo, 18 de setembro de 2011

CURIOSIDADES.

 Onde vou usar os conhecimentos sobre Funções Químicas?

  No seu cotidiano, entre outras coisas, para distinguir os diversos tipos de funções ( sem a necessidade de fazer o uso do paladar.) Você entenderá por que temperamos a salada com vinagre e não com ácido muriático, mesmo sabendo que ambos são ácidos.



Por que eu tenho que aprender sobre Funções químicas?


  Entre outras coisas, é importante saber que existem certos tipos de substâncias que apresentam características comuns na presença da água, e essa mistura pode conduzir ou não á eletricidade (dependendo do tipo de solução que temos.) 




FUNÇÕES QUÍMICAS:


  * Ácido fórmico é encontrado nas formigas, em algumas frutas e também em outros insetos. É obtido industrialmente oxidando-se o álcool metílico. Geralmente, é utilizado no tingimento de couros.


  * Sabões são sais de ácidos graxo obtidos pela reação de um glicerídio ( óleo de oliva, óleo de milho, banha, sebo.) com uma base forte.


  * Cloreto de sódio, ou sal de cozinha, além de ser utilizado industrialmente na fabricação de cloro, ácido clorídrico, soda cáustica etc.


  * A areia tem na sua composição óxido de silício. O dióxido carboidrato é utilizado nos extintores de incêndio, nas bebidas carbonatadas e também para refrigerar sorvetes, carnes e alimentos.


ÁGUA ÁCIDA E MENOS ÁCIDA.
  
  Você sabia que algumas espécies de seres aquáticos estão adaptadas á água mais ácida e outras á água menos ácidas?


     Veja os exemplos a seguir:


 Salmão: truta pH = 5.8
 Crustáceos, moluscos pH = 6.o
 Enguia, truta de rio pH = 4.5


  Se o pH é alterado, essas espécies morrem.





Ação oxidante dos alvejantes


Os alvejantes são conhecidos no mercado por serem capazes de retirar manchas indesejáveis em tecidos, e como o próprio nome já diz, alvejar (branquear), por isso também conhecidos como “branqueadores”.
Para entender a ação dos alvejantes é preciso saber como as cores nos tecidos são produzidas. O movimento de elétrons, quando mudam de níveis de energia, é responsável pela coloração. Para alvejar um tecido é preciso oxidá-lo, ou seja, fazer com que ele perca elétrons. Dessa forma, todos os alvejantes são considerados agentes oxidantes.
Os oxidantes mais usados são o Cloro (Cl2), os hipocloritos (ClO-) e peróxido de hidrogênio (H2O2), sendo que os hipocloritos de sódio (NaClO) e de cálcio Ca(ClO)2 são os mais empregados pela Indústria Têxtil.
Alvejantes podem existir tanto na forma líquida (solução aquosa de NaClO), como na forma sólida: Ca(ClO)2 em pó.
Além do uso em roupas, os alvejantes podem ser usados para o tratamento do papel e para clarear cabelos. Para essa última função, usa-se geralmente água oxigenada (H2O2) a 10 volumes. Assim como nos tecidos, o produto age oxidando os fios de cabelo, mais precisamente a melanina (pigmento escuro do cabelo).
A oxidação pode ser ainda empregada na restauração de pinturas (obras de arte). 


Fonte: Ensino Globalizado Educação para Todos, Brasilescola. 

Nayara 2º 4




Nenhum comentário:

Postar um comentário