segunda-feira, 26 de setembro de 2011

EXPERIMENTOS

IODO-AMIDO



Objetivo:Introduzir o conceito de reações químicas à partir da reação iodo-amido
Observações:Ocorre a formação de um complexo de iodo e amido,o iodo se liga no amido, através de uma reação química,dando origem à um composto de coloração específica.
Importante:O amido serve como fonte de glicose para as plantas e para os animais que consumirem essas plantas.Não devemos encontrar o amido em alimentos de fontes animais como o leite e mel,por exemplo.





Materiais necessários

  • *25 mL de água
  • *béquer de 50 mL ou copo descartável
  • *5 gotas de tintura de iodo à 2%-(comprada em farmácia)
  • *alimentos diversos:pedaço de pão,batata crua,mel.
  • *conta gotas
  • *pratinho de plástico
  • *bastão de vidro


EXPLOSÃO


Pegue qualquer ácido forte (pequena quantidade), coloque em uma bureta bem resistente adicionar um pouquinho de água, então vai acontecer a explosão.

SANGUE DO DIABO


A amônia (NH3) é uma base fraca e solúvel em água, podendo ser utlizada para fazer a brincadeira conhecida como "sangue do diabo", um líquido rosa que, ao ser borrifado sobre um tecido brando, perde rapidamente sua cor.

Materiais

- Meio copo de água (cerca de 150 mL)
- 4 gotas de limpador com amoníaco (ex: Ajax)
- 1 comprimido de Lacto-purga
- Meio copo de álcool (etanol)


Para realizar essa experiência você vai precisar de uma solução de fenolftaleína. Prepare-a como indicado na experiência "Preparando indicadores ácido-base.


Para fazer o sangue do diabo dissolva em meio copo de água: 4 gotas de limpador com amoníaco (Ajax) e 10 gotas da solução de fenolftaleína. Agora borrife essa solução em um tecido branco e veja o que acontece!


O tecido branco irá ficar rosa, mas logo após a cor desaparecerá. A explicação está no fato de que a amônia é uma base volátil. Inicialmente o meio é básico e a fenolftaleína é rosa. Quando o líquido é jogado sobre uma roupa, a amônia evapora e o meio passa a ficar neutro, o que faz a fenolftaleína voltar a ficar incolor.



Nayara, Thiago, Iziane 2º 4

Nenhum comentário:

Postar um comentário